blog

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O termo blog surgiu da junção de duas palavras da língua inglesa — web e log, que viraram weblog e, depois, somente blog, o que pode ser traduzido como “diário da rede”. É um tipo de site que atrai usuários pela facilidade de fazer publicações, dispensando conhecimentos de programação. Em geral, conta com uma seção de comentários, fomentando discussões. 

Na época em que surgiram, blogs funcionavam como uma espécie de diário virtual de seus autores. Ao longo do tempo, no entanto, as possibilidades aumentaram, e os blogs, para além de páginas pessoais, tornaram-se também uma importante ferramenta de Marketing Digital. 

No artigo de hoje você vai conhecer a importância dele como ferramenta para trazer autoridade ao seu negócio. Confira conosco e boa leitura! 

A redação SEO e como o blog atua no Marketing Digital 

Não faz sentido investir tempo escrevendo um post que não será lido ou encontrado, você concorda? É para isso que serve o SEO (search engine optimization, ou otimização para mecanismos de busca). Com esse conjunto de técnicas, seu conteúdo pode até chegar ao topo de buscadores como o Google! 

É por isso que que a preocupação com o SEO deve permear todo o processo de produção dos seus conteúdos para blog, desde a escolha dos temas. Mas não se trata somente de semear palavras-chave pelo texto. Cada vez mais semânticos, os buscadores, atualmente, dão prioridade a artigos bem escritos, que atendam às necessidades dos usuários. Ou seja, o blog assumiu um papel fundamental para que o consumidor acesse sua página de forma orgânica, e mais do que isso: para que entenda a sua empresa como autoridade em determinado assunto. Mas dito isto, vamos à uma questão pertinente: basta escrever sobre algo para se ter um blog? 

Muito além do texto, é preciso entender o algoritmo do Google 

Diferente de textos acadêmicos ou impressos, um blog não basta ter conteúdo. Ele precisa ser escaneável e atender a alguns requisitos que o Google impõe a fim de que se torne referência no assunto. 

Pense da seguinte forma: excluindo os anúncios pagos, o que faz com que o Google decida por colocar na primeira página certa busca e não outra? Pois bem, o blog pode ajudar nisso. Isso porque, se respeitado os critérios de autoridade que o Google busca, com o blog você é capaz de figurar na primeira página do buscador e ainda aparecer como destaque. Entretanto, há uma série de regras a seguir para que seu texto seja compreendido pelo algoritmo, e abaixo, explicamos um pouco sobre os principais deles. 

Clique aqui e leia sobre o mito do destaque

Algoritmo: o seu blog precisa atendê-lo 

Dentre os fatores que permitem o bom posicionamento de um blog estão a busca de uma palavra-chave, a densidade em que ela aparecerá no texto, links externos e internos, títulos, subtítulos e até mesmo a imagem escolhida. 

Em outras palavras, é necessário conhecer os critérios que norteiam a escaneabilidade de um blog para que se consiga ranqueá-lo bem em qualquer buscador. Por isso, há toda um procedimento que um redator SEO irá fazer para que se atinja este objetivo. 

Numa comparação simples, escrever para blog com técnicas SEO é o mesmo que ter uma receita perfeita de bolo mas, ainda assim, precisar escolher bem os ingredientes. Ou seja, o resultado final depende de um conjunto de coisas e todo um planejamento precisa ser feito. 

Blog e conversão: como gerar Leads de forma efetiva 

Além de geração de tráfego e um canal de relacionamento, o blog também tem um papel importante na geração de Leads. Vamos compartilhar aqui as que têm funcionado pra gente, porém vale ressaltar que não existe uma única fórmula matadora, mas sim várias maneiras de gerar Leads. Também não significa que todas devem ser usadas ao mesmo tempo. Menos pode ser mais às vezes. 

  • Assinatura de newsletter: se você tem uma newsletter, disponibilize um campo de assinatura para o leitor deixar seu email e acompanhar os próximos posts. Pode ser na sidebar, no topo, no rodapé ou no meio do conteúdo, você escolhe. 
  • Links internos: se já publicou landing pages, com ofertas (de produtos, serviços ou conteúdo), aproveite os posts do blog e crie links para que o usuário seja direcionado a essas páginas. 
  • Pop-ups: antes de o leitor sair do seu blog, faça com que ele seja impactado por um pop-up e ofereça alguma oferta de valor relacionada ao conteúdo que ele está lendo. 
  • Chatbots: com uma sequência de perguntas e alternativas, você pode configurar um chatbot para interagir com o usuário e captar seu e-mail. 
  • Formulários: inserir um formulário dentro do post é como jogar os campos da Landing Page para dentro do texto. É um caminho a menos a ser percorrido e isso costuma trazer bons resultados de conversão. 

Tipos de post para blog 

Nem só de posts educativos se faz um blog. Embora esse tipo de artigo seja o mais utilizado pelas empresas que investem em Marketing Digital, é possível diversificar seus conteúdos. Separamos algumas ideias. 

Se está na internet, é certo que já viu um post educativo por aí. O objetivo desse conteúdo, como o próprio nome já diz, é ensinar o público sobre o mercado em que determinado produto ou serviço estão inseridos. A ideia é mais educar do que vender: pode ser que o leitor já use o produto, encontrando no conteúdo uma forma de aproveitá-lo ainda mais. Ou talvez só esteja começando a aprender sobre o assunto e venha a se tornar um cliente no futuro. 

Um bom exemplo é o primeiro post publicado no blog da Megali: 5 Dicas para transformar seguidores em clientes. Nele falamos sobre como utilizar suas redes sociais de maneira efetiva e que realmente seja capaz de converter em vendas. Em outras palavras, ensinamos um pouco do que fazemos como agência para que o cliente compreenda a importância do nosso serviço. 

Metrificando resultados 

Mesmo que você pense que os posts do blog de sua empresa são de ótima qualidade, você vai precisar metrificar para comprovar os resultados. Aqui entra um pouco de ciência e de “exatas” que o profissional de conteúdo precisa ter. É preciso que você encontre as métricas para identificar o sucesso dos artigos. 

Algumas métricas interessantes para medir o impacto de um blog em sua estratégia de Marketing de Conteúdo são: 

  • Visualizações de página: pageviews são diferentes de visitas! Para ficar claro: em uma visita, você pode ter mais de um pageview em uma mesma página — isso vai apenas depender de quantas vezes o usuário entrou nela. De qualquer forma, mensurar pageviews é importante para identificar, por exemplo, quais são as páginas mais acessadas. 
  • Usuários únicos: aqui refere-se ao visitante que, se já entrou em determinado site e teve um cookie instalado em seu computador, contabilizará como o mesmo visitante em diferentes ocasiões. Dessa forma, é possível saber quantos visitantes um site teve sem contar o mesmo usuário mais de uma vez. 
  • Conversões: o número total de conversões que o post gerou. Essas conversões variam e podem ser tanto o download de um material rico como a inscrição em nossa newsletter. 
  • Taxa de conversão: a taxa de conversão é a porcentagem de visitantes que realiza uma conversão. Por exemplo, se um post teve 100 visitantes e 20 conversões, isso significa que a taxa de conversão é de 20%. 
  • Taxa de rejeição: a taxa de rejeição — ou bounce rate — é um número expresso em porcentagem e indica quantos visitantes acessaram uma única página do site de sua empresa e em seguida saíram, sem continuar a navegação em uma próxima página. Cada vez que isso acontece é contabilizada uma rejeição. 
  • Tráfego por canal: quando alguém acessa o seu site, certamente veio de algum lugar da internet. Isso é importante para podermos priorizar os canais que necessitam de otimização. Alguns canais para medir são: busca orgânica, social, referência, email, direto e pago. 

O que esperar de um blog na estratégia de conteúdo? 

Um blog tem alto potencial de gerar resultados para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Mas para isso é preciso paciência e consistência. A melhor forma de ter uma audiência fiel em seu blog é sendo regular nas postagens. 

Confunde-se, muitas vezes, qualidade com quantidade. E o que vemos quando isso acontece são empresas produzindo um alto volume de conteúdo, porém com pouco filtro e pouca qualidade. 

E agora que você já sabe mais sobre a importância de um blog, que tal conhecer a Megali e todas as ferramentas que temos para potencializar a presença digital da sua empresa? 

Entre em contato conosco e saiba mais! 

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