o mito do destaque

Tempo de leitura: 10 minutos

O mito do destaque, quando o assunto é Marketing Digital, diz respeito, principalmente, à métrica da vaidade que faz com que muitas empresas tenham uma grande visibilidade sem qualquer conversão em vendas. Ou seja, ela pode até ser reconhecida, possuir uma marca forte e com presença em redes sociais, mas é incapaz de transformar isso em lucro. Em outras palavras: seu propósito passa a não ter reconhecimento entre aqueles que a enxergam. 

Pode parecer exagero afirmar, mas a médio ou longo prazo, há um caminho sem volta quando o mito do destaque aparece: se você possui um alcance grande mas ele não se estabiliza através de ações e conversões, certamente você irá desaparecer do mercado – e dos olhos do consumidor – sem ao menos perceber. 

Mas você sabe o porquê isso acontece e, principalmente, como evitar o mito do destaque? Confira no nosso artigo de hoje do blog, e se preferir, confira no podcast Fora da Caixola, da nossa CEO Larissa Catalan, nas principais plataformas de áudio. Vem conosco! 

Estar na Internet é importante. Ter um destaque sólido também. 

Não precisa nem dizer o quanto a internet faz parte das nossas vidas né? Estamos a todo momento sendo bombardeados de informações sobre produtos, serviços, atualidades e muito mais. Não é à toa que a internet é o segundo veículo de maior alcance do país, atrás apenas da televisão. A partir desse cenário surgiu o conceito de Marketing Digital, que é uma maneira inovadora de comunicação, um marketing totalmente eficaz para o crescimento da sua empresa que serve para atrair novos negócios e se relacionar com o seu cliente. 

Diante dessa dificuldade de atrair o público nas plataformas digitais, separamos algumas dicas para a sua empresa de destacar no mercado, fugindo do mito do destaque, que se resume a likes, views e pouca conversão. 

Clique aqui e leia um artigo completo sobre arquétipos da marca.

Planejamento e definição de estratégias digitais 

Não adianta sair se cadastrando em tudo quanto é rede social. Para um bom começo do marketing digital da sua empresa é bastante importante pensar em estratégias como: conhecer o mercado em que você atua, definir estratégias e metas e principalmente, saber onde está o seu público para que você esteja sempre em relacionamento com ele. 

Campanhas em mídias sociais e relacionamento com o cliente 

As redes sociais são ótimas ferramentas para serem usadas no relacionamento com os clientes. Além disso, elas têm potencial de atrair novos clientes. Você consegue imaginar uma empresa que não tem fanpage? A sensação é de que ela não existe, não é mesmo? 

Através de um bom planejamento é interessante saber a periodicidade das postagens, qual mídia social estar presente, patrocinar postagens e criar conteúdo relevante que vão agregar muito a sua marca. 

Outra vantagem da estratégia é a aproximação com o público-alvo. As pessoas compartilham diariamente nas redes sociais a sua opinião em relação aos serviços e marcas, portanto é fundamental que a sua empresa esteja inserida para gestão de crise, em caso de situações negativas. 

SEO/Google Adwords 

No mundo virtual seus clientes irão te encontrar onde? São pelos buscadores que eles irão te achar, por isso, investir nas ferramentas de buscas, links patrocinados, palavras chaves, estão sendo o canal mais eficiente entre empresa-cliente. São escolhidas as palavras chaves e essas devem ser pensadas na produção dos textos e de peças publicitárias, para que surtam o efeito desejado. 

E-mail marketing 

Como falamos antes, seguindo uma estratégia correta ele é capaz de gerar uma boa conversão. É importante ressaltar, que todas as estratégias, inclusive o e-mail marketing, devem ser otimizadas para o mobile. 
Além disso, é um método mensurável e poderá utilizar os dados para planejar novas campanhas para a empresa. 

Ter um site é fundamental e acredite, ele vai dar mais resultado se for responsivo 

O site da sua empresa deve estar sempre atualizado para que transmita mais credibilidade. Além disso deve ter uma boa usabilidade, layout que traduza a imagem da sua marca e ser responsivo para que as pessoas tenham acesso a ele por qualquer meio, seja tablet, seja celular, notebook, entre outros. 

Isso sem falar que um bom site melhora o seu posicionamento nos mecanismos de busca. Invista, vale a pena e faz toda a diferença! E para saber como antecipar as tendências do marketing, leia nosso outro artigo.

Geração de conteúdo original 

Conteúdo de qualidade e relevante é fundamental para impulsionar sua posição no mundo digital. Doar informação causa uma imagem superpositiva à empresa. Lembrando que o Google adora um bom conteúdo em seu site e blog para um bom ranqueamento. 

Mensuração 

De nada adianta que você se esforce ao máximo para alavancar a venda de produtos e serviços da sua empresa, se você não se importa com a mensuração de resultados. 

Como diz Fillipe Neyl Walecki, DEO da Agência WX “Marketing sem mensuração é não aproveitar o potencial das ferramentas de Web Analytics que estão ao nosso alcance.” 

E é nesse ponto que reside o maior perigo do mito do destaque. 

Pode ser que um post, um vídeo ou uma publicação da sua empresa viralize, mas se você não for capaz de entender o mecanismo deste destaque, e convertê-lo em outras, há uma chance enorme de perder o timing do marketing. 

Ok, mas o que sua empresa precisa fazer para não cair no mito do destaque? 

Bem, agora que você já sabe mais sobre o que fazer, é preciso entender como fazer. E aí entra os serviços e soluções que a Megali pode oferecer à sua empresa. 

Com expertise de mercado e um envolvimento minucioso de cada etapa, a Megali é capaz de criar uma estratégia que irá mensurar, analisar e aplicar estes dados para obter o melhor resultado para os seus negócios no marketing digital. 

Isso porque nós contamos com profissionais capacitados e iremos oferecer um modelo de divulgação que atenda suas necessidades, respeitando a essência do seu negócio. 

Não caia do mito do destaque. 

Se você busca marketing digital com consistência, entre em contato conosco! A Megali vai ajudar você! 

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