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Love brand, como o próprio nome indica, é uma referência a um desejo comum de qualquer empresa: o amor de seus clientes pela sua marca. Ou seja, muito mais do que um consumidor, a pessoa se torna alguém que compra, usa e defende de forma espontânea o produto ou serviço da sua empresa. 

Mas quais são os impactos de uma conexão fiel e verdadeira com uma empresa? Como conquistar as pessoas a ponto do engajamento com o seu produto, serviço e os valores que a sua organização representa de forma genuína? 

Ainda que não seja simples definir o conceito, é possível explicar que ele acontece com alguns pilares. Por exemplo, confiança, credibilidade, propósito e engajamento constante. 

Confira o artigo desta semana sobre love brands e veja o que sua empresa precisa saber para ter apaixonados com sua marca. Boa leitura! 

Love brand: um conceito que transforma negócios em paixão 

Love Brand ou lovemark é um conceito do marketing, baseado em algumas características que ajudam na construção da admiração e do amor por uma marca. Há visões distintas e complementares sobre o assunto, mas, em essência, o amor por uma marca é pautado em alguns atributos. São eles: 

  • Engajamento dos consumidores com as ações da marca; 
  • Excelente nível de confiança; 
  • Intimidade; 
  • Fidelidade além da razão. 

Conquistar todas essas qualidades é possível a partir de um excelente trabalho de branding. Na prática, o branding é uma estratégia integrada de marketing com foco na gestão de marca a partir de ações conjuntas em áreas distintas que vão muito além do produto ou serviço vendido. Isso é o mesmo que pensar no branding muito além da marca em si. 

São elementos importantes para a gestão de marca: aspectos socioculturais, personalidade da marca, tom de voz e comunicação da marca,  identidade visual, canais de comunicação escolhidos, estratégias de conteúdo e tudo o que gera impacto no posicionamento da organização. 

Se para um bom trabalho de branding, todos esses fatores são relevantes, imagine que para a construção de uma Love Brand, o cuidado e a atenção com cada um deles é duplicado.  

Antes de continuar a entender sobre love brand, que tal conhecer sobre o Universo da Marca? 

Principais vantagens de ser uma Love Brand 

Se tornar uma empresa love brand não é simples, mas os resultados são incríveis. Isso porque ele desperta laços íntimos, ganha a confiança do cliente e a defesa de forma consciente e inconsciente diante de críticas ou elogios. 

Dessa forma, ele é capaz de se identificar com a marca a ponto de desenvolver um caso de amor à primeira vista. Isso é o love brand em essência. Para você compreender melhor esse contexto, confira como acontece com as empresas referência nesse assunto. 

The Walt Disney Company: o love brand em seu estado puro 

Se você é da área de marketing ou consome conteúdos dessa área, provavelmente já deve ter ouvido falar muito bem do trabalho de branding da Disney. Há pesquisas que, inclusive, a revelam como a marca mais adorada do mundo. 

Das animações que marcaram gerações inteiras de crianças e adultos nostálgicos às experiências de visitação aos parques temáticos da Disney que são verdadeiras imersões em um cenário cinematográfico com muita magia e encanto, há vários detalhes que alimentam esse amor entre as pessoas e a companhia. 

E para identificar esse love branding, é possível afirmar que a Disney aposta no marketing de experiência de forma completa, possui identidade definida e clara, e atendimento de altíssima qualidade nos mínimos detalhes. 

Melissa: um conceito maior que o calçado 

Criada em 1979, a Melissa é amada por gerações no ramo de sapatos. Uma das principais estratégias desta Love Brand é o marketing olfativo, que faz parte das estratégias de marketing sensorial. 

Faça o teste: pergunte a todas as melisseiras que você conhece qual é o cheirinho da sandália? Certamente, você terá respostas como único e inconfundível e não é à toa já que o aroma do plástico da melissa é de chiclete. Diferente, não é mesmo?  

Além disso, a Melissa aposta em sustentabilidade e originalidade  

Netflix: uma love brand em ascensão 

A Netflix é uma das marcas mais amadas pelos brasileiros segundo uma pesquisa da eCGlobal Solutions. Essa não é a primeira vez que a provedora dos serviços de streaming fica entre as 10 empresas preferidas dos consumidores. Em 2019, o mesmo estudo foi realizado e a Netflix também estava lá. 

Não é à toa que a Netflix é considerada uma Love Brand do momento que conquista cada vez mais o coração de quem gosta de assistir filmes, seriados, documentários ou até mesmo desenhos animados. 

Sem dúvidas, um dos grandes destaques da Netflix é unir todas as tribos, com personalidade, bom humor e um jeitinho único de se relacionar com os fãs, seja para promover filmes, divulgar as novidades ou dar spoilers. 

Mas como construir uma Love Brand? 

Se você leu até aqui, deve ter percebido que conquistar o título de uma Love Brand não é algo que acontece da noite para o dia, certo? Dizem que o amor é construído todos os dias com base em muita admiração, respeito, confiança e tantos outros detalhes.  

Podemos dizer que, embora as empresas não sejam pessoas, despertar a paixão dos fãs é algo parecido e que exige muito cuidado e atenção em todos os sentidos. Quer ser uma Love Brand? O trabalho é árduo, mas vale a pena. E em geral, ele revela pontos comuns como: 

  • Fortalecimento do espírito de comunidade nos canais digitais; 
  • Comunicação intimista e individualizada, com foco na empatia e solução de problemas; 
  • Promoções que vão além da venda em si e proporcionam uma experiência; 
  • Relacionamento com os fãs e promotores da marca. 

E por último, o óbvio que precisa ser dito: todo o marketing é feito para ser resolutivo. Isso porque não adianta contato sem efetividade e sem deixar o cliente realmente satisfeito. 

Comece a se tornar uma empresa love brand com a Megali 

Agora que você já conhece mais sobre love brand, certamente está pensando como tornar sua empresa numa campeã de vendas e reconhecimento de público e clientes. 

Pois a Megali pode te ajudar nisso, com uma equipe multidisciplinar e expertise de marcado. Dessa forma, você construirá de maneira planejada e com disciplina, uma comunicação que irá encantar seus clientes e, por que não, transformá-los em apaixonados por sua marca. 

Entre em contato conosco e saiba mais! E para ler outros artigos sobre marketing digital, continue no Blog da Megali

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