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Falar em influenciadores digitais é pensar em pessoas que podem engajar ou conversar de forma mais efetiva para um público que ainda não conhece o seu produto ou serviço. Muito mais do que um rosto conhecido ou famoso que irá divulgar sua marca, os influenciadores digitais podem, quando escolhidos de forma correta, potencializar o seu negócio através de conteúdos direcionados nas redes sociais. 

E tem mais: é um tipo de marketing que você pode mensurar os resultados. Ou seja, saber se é efetivo e qual o custo exato desta comunicação. 

Sejam em campanhas on-line e off line que conquistam seguidores ou através de campanhas extremamente segmentadas, construídas para fixar mensagens na mente dos usuários e gerar resultados cada vez mais impactantes, o marketing de influência mostra-se como uma alternativa poderosa nas estratégias de comunicação mais criativas do mercado. 

Continue a leitura e descubra como os influenciadores digitais podem ajudar a sua empresa! 

Influenciadores digitais e a transformação de um segmento 

A população mundial passa mais tempo navegando na internet, do que assistindo televisão. É o que aponta um relatório da agência Zenith, que estimou que as pessoas passam em média 170,6 minutos na web contra 160,3 minutos em frente à televisão. 

De acordo com os dados, podemos estimar que o consumo de mídia em smartphones e tablets cresce 504% por ano e a navegação em computadores e o tempo gasto na televisão caem 18% e 4%, respectivamente. 

Ou seja, engana-se quem pensa que influenciadores digitais e marketing de influência são moda passageira ou só se destacam no marketing digital! Eles são peças que promovem o crescimento de marcas e aumentam o desejo dos consumidores por produtos e serviços em todo o globo e prometem aumentar ainda mais a sua importância no marketing de pequenas, médias e grandes empresas. 

A conquista do consumidor pelos influenciadores digitais 

O comportamento do consumidor está revolucionando a forma como as empresas se comunicam. Nesse ambiente, o usuário passou a buscar informações de seu interesse e selecionar os conteúdos mais relevantes para si. 

O tempo escasso e o imediatismo, frequentemente atribuído às grandes massas, faz com que já não seja o suficiente produzir conteúdo interessantes é preciso fazer com ele seja notado pela audiência, e, o mais importante, que ele estimule a curiosidade e o desejo das pessoas. 

Mas enfim, qual a importância dos influenciadores digitais? 

É exatamente neste ponto que entram em cena os influenciadores digitais. Eles oferecem conteúdos, cada vez mais alinhados aos desejos de seus seguidores, e suas recomendações geram confiança e relevância para o consumidor. 

As pessoas querem experimentar o que eles estão usando, querem sentir as mesmas sensações e serem empoderadas por suas preferências. Principalmente os mais jovens, que se inspiram em seus influenciadores digitais favoritos e os utilizam como referência para tudo. 

Existe uma relação de confiança com esses personagens do mundo virtual. As pessoas acompanham o seu dia a dia e se espelham em suas escolhas, além de desejarem estar cada vez mais próximos deles. Dentro desse universo, eles falam a “mesma língua” de seus seguidores, o que faz com que os produtos e serviços sejam colocados a um nível de desejo que ultrapassa, em muito, o digital. E não se esqueça: essa comunicação feita através de influenciadores digitais precisam considerar o branding da sua marca

Números a analisar 

Se sua empresa ainda não investe em campanhas com influenciadores digitais, veja alguns dados que podem fazer você mudar de ideia rapidinho! 

De acordo com estudos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dos 180 milhões de brasileiros, de dez anos de idade ou mais, 116 milhões são usuários de internet, sendo que 65,5% desse total são mulheres e 63,8% homens. 

45% dos consumidores em todo o mundo já dependem das redes sociais para conduzir suas decisões de compra

35% dos seguidores de influenciadores digitais afirmam ter se engajado em algum tipo de causa por recomendações deles em suas redes. 

70% dos adolescentes que acessam o Youtube se conectam mais com influenciadores do que com celebridades, conforme informações do Google Insights

83% dos consumidores confiam em recomendações feitas por pessoas que conhecem, acima de qualquer outra forma de propaganda. 

91% dos Millennials descobre novos conteúdos em feeds de sites e redes sociais, de acordo com os dados do The share millennials insights project. 

Redes sociais e influenciadores digitais 

As pessoas estão muito mais atentas às redes sociais. São posts no Facebook, Instagram, lives, stories é por estas redes que eles sabem notícias da família e dos amigos e podem escolher o lugar que irão jantar ou passar as próximas férias. 

Esta é a sacada dos influenciadores digitais! Eles estão presentes nas redes sociais e têm, tanto a atenção do público que você deseja alcançar, quanto os meios de levá-lo a ação. Os influenciadores digitais contam suas experiências, dão dicas sobre os melhores lugares e produtos e fazem aquela divulgação com cara de conversa entre amigos. Esse é o poder do boca a boca, só que em massa! 

Mas como escolher dentre os vários influenciadores digitais? 

A escolha do influenciador que vai levar o nome da sua marca para outro patamar deve ser feita com cuidado e seguindo alguns critérios. Confira a seguir o que considerar: 

  • Analise a quantidade de seguidores que ele possui, o seu comprometimento na rede, se o conteúdo divulgado tem qualidade, se há frequência nas postagens e qual impacto elas causam quando são publicadas.  
  • Veja se o seu público não fizer parte da audiência dele. Geralmente as pessoas “seguem” os influenciadores pois concordam com suas ações e aprovam suas escolhas. 
  • Considere valores que possam ser mensurados, ou seja, que ao final da campanha, você consiga saber exatamente quanto gastou por cada venda realizada a partir destes influenciadores digitais. 

Antes dos influenciadores digitais, você precisa de planejamento. E a Megali pode te ajudar! 

Por último, e não menos importante, é importante explicar que a contratação e escolha entre os diversos influenciadores digitais não deve ser feita na sorte. Ou ainda sem conhecimento profundo do universo da sua marca e como ela quer afetar seus clientes. 

Por isso, antes de pensar em influenciadores digitais, pense em soluções de marketing e planejamento. E a Megali pode te ajudar nisso! Isso porque apostamos numa equipe multidisciplinar e em expertise de mercado para desenvolver o melhor da comunicação para a sua empresa. 

Entre em contato conosco e saiba mais! E para outros artigos sobre marketing digital, continue navegando no Blog da Megali

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